20060427

Faz hoje 30 anos...

... que a CIA elaborou este relatório sobre as eleições portuguesas.




O ponto mais "interessante" é aquele onde se diz que Mário Soares, líder do PS, até que aceitaria coligar-se com o PPD, caso Sá Carneiro não fosse o líder dos sociais-democratas, mas sim Magalhães Mota. E que confidenciou isso ao amigo americano, Carlucci...
Foi assim que começou a frágil Democracia em Portugal, com estas querelas pessoais...
Aquilo que podia ter sido feito em 1976, só aconteceu em 1983, quando Sá Carneiro já tinha morrido...
Muitas vezes dou por mim a pensar que se o "Bloco Central" (governo de coligação PS/PSD) tivesse sido instituído em 1976 e não em 1983, Portugal não teria vivido anos de atraso que ainda hoje se sentem...

6 Comentários:

Blogger acja disse...

É uma tristeza perceber que Portugal foi um fantoche nas mâos de todos, um boneco jogado de um lado pro outro e o povo sem vergonha a aplaudir a liberdade.
Portugal foi sempre como paìs pequeno, manipulável, mas conseguia sobreviver e manter sua independência polìtica, especialmente nos momentos mais críticos do sèc. XX com Salazar e seu Estado Português de fato.
Nâo é possìvel que tenhamos sido tão tolos e fracos.

27 abril, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Mas... não me posso esquecer que foi essa coligação que me roubou (a mim e a milhares de Portugueses que trabalham pot conta de outrem) 28% do subsidio de Natal!
Um abraço do Velho

27 abril, 2006  
Blogger para mim disse...

Caro jamudei, não tenho dados suficientes para poder opinar sobre detalhes específicos da política do governo do "Bloco Central"... Porém, a minha questão pessoal poderá cruzar-se com a política seguida em 1983, quando já havia um acumular de instabilidade política causada por governos PS, PS/CDS, iniciativa presidencial, AD (com Sá Carneiro) e AD (sem Sá Carneiro) e, finalmente aquela solução de uma "grande coligação" que poderia ter sido feita logo em 1976 caso Mário Soares conseguisse superar as suas divergências pessoais com Sá Carneiro para o "bem da Nação"... Para mim, que tanto faz, só sei que uma solução que npoderia ter sido implementada em 1976 só se tornou possível sete anos mais tarde e, aparentemente, devido a uma questão pessoal e não política como o documento bem o demonstra. Um documento que, acrescente-se, deveria ser ainda hoje discutido mas que continua arredado dos livros dos "anos loucos" da nossa Democracia...

27 abril, 2006  
Blogger Gillie disse...

É o protagonismo... Essa doença que assola o nosso país...

27 abril, 2006  
Blogger R.O disse...

adoro essas cenas que voce encontra, onde vai desencantar esses documentos? :-)
tenho alguns, em
www.realidadeoculta.com/downloads.html

posso usar coisas, documentos, daqui do blog?
farei menção ao seu link, o que traria mais visitas extra.
aceita a colaboração?
se tiver coisas interessantes envie-me
realidadeoculta@hotmail.com
divlgarei os créditos

abraço

01 maio, 2006  
Blogger R.O disse...

Não foi à toa que o Freitas disse que nenhum voo da CIA passou por Portugal,
não foi à toa que ele mentiu com todos os dentes..
:-(

01 maio, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial