20040303

Já reparou no seu bolso?...

Tem telefone em casa, ou no trabalho, e recebe factura detalhada da PT com o preço de cada chamada? Ou, em alternativa, é cliente da TMN e também recebe factura com detalhes dos custos das chamadas?
Já reparou então se, porventura, não lhe andam a ir ao bolso?
Explico: se olhar para as facturas detalhadas da PT ou da TMN vai reparar que, nas chamadas, os valores estão registados com três (3) casas decimais nos cêntimos de euro.
Tal como a gasolina.
Ora, esses valores poderiam muito bem ser arredondados. É assim que acontece, por exemplo, com uma outra empresa de telecomunicações concorrente, a Vodafone...
Qual é a vantagem, ou desvantagem, deste sistema de apresentação de valores?
Por que é a Vodafone diferente da TMN ou da PT?
Faça as contas em casa e poderá ser que encontre uma diferença entre o que pagou e o que teria pago, caso os valores de cada chamada tivessem sido arredondados para duas casas decimais em vez de só ter sido arredondada, no final, a soma total das três casas decimais.
Veja-se este caso meramente exemplificativo do tipo de soma que se fala: caso os valores tenham três (3) casas decimais, então some-se, por exemplo, 1,205 + 0,904 + 1,203 +1,209 + 0,804 = 5,325, o que depois dá 5,33 euros no arredondamento final. Ora, caso os valores tivessem sido arredondados para duas casas decimais antes da soma final, isso daria o seguinte: 1,21 + 0.90 + 1,20 + 1,21 + 0,80 = 5,32 euros.
Sugiro que faça experiência com os valores da sua factura detalhada: arredonde cada chamada da PT e (ou) da TMN (lembre-se que tudo abaixo de 4 na terceira casa decimal mantém o valor da segunda casa decimal e tudo acima de 5 na terceira casa decimal, aumenta a segunda casa decimal para o valor imediatamente superior) e no fim veja o resultado...
Vai dar trabalho, eu sei, mas digo que conheço um caso onde a soma revelou 3 euros a "desfavor" do cliente... embora também existam casos onde a diferença até pode ser a "favor" do cliente. Embora neste último caso, nos exemplos que analisei, a diferença é mínima, em nada comparada aos valores de quando é a "desfavor" do cliente...
Veja então qual foi a sua "sorte" e se não lhe terão andado a mexer no bolso, pois nesta era da economia de mercado, capitalismo, monopólios e poder das grandes empresas, cada cêntimo que é nosso é um cêntimo que deveria ser mesmo nosso... Desde que também saibamos lutar por ele.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial